sábado, 16 de junho de 2012

Rescaldo da participação na Maratona de Manteigas 2012!


Quase uma semana após a realização deste grande evento de BTT Nacional a 5º prova do campeonato Nacional de Maratonas (XCM) desta feita realizada em pleno coração da Serra da Estrela, me sinto com forças e parcialmente recuperado do tremendo empeno que obtive da minha participação nesta maratona, para me lembrar de empeno semelhante tenho mesmo de recorrer à participação do Serpa 160 em 2011 onde pedalei durante 07:09:00 horas para percorrer 160 kms.
A maratona de Manteigas foi para mim uma novidade, considerada por muitos atletas a prova mais dura do campeonato XCM composta por 80 kms de extensão e com uma altimetria acumulada de 2820 metros isso por si só já era para mim um enorme desafio, testar a minha resistência em longas e dolorosas subidas era o meu principal objetivo.  
Terminei a prova em relativo sofrimento numa gratificante 17ª posição da geral e 10º classificado em veterano A com o tempo de 04:47:31 horas, mas a inadaptação às 2 longas subidas uma de 14 kms na 1ª parte da prova e principalmente a 2ª de 6 Kms na última parte valeram-me a perda de muitas posições para os meus adversários.
A minha aventura nesta participação começou bem cedo com o madrugar às 05:30 horas para uma viagem de 250kms tranquila na companhia da minha esposa, cheguei por volta das 09:00, levantar o dorsal, cumprimentar alguns colegas e estava a partir, os primeiros 15 kms foram a um ritmo alucinante até que chegou a grande parede de 14 kms aí impos um passo moderado de forma a gerir as forças para o resto da prova, depois dessa grande parede também nos desforramos com a descida por estrada da Torre até Manteigas onde o meu conta-quilómetros atingiu varias vezes os 75 kms/hora, já em Manteigas e com 45 kms percorridos e 2 horas e meia de prova faltava a 2ª parte onde depois da 2ª grande parede a fadiga muscular começou a dar sinais preocupantes e aí voltei a baixar o ritmo para assim terminar a prova.
A Airbike já nos habituou a grandes organizações e mais uma vez tudo esteve perfeito, à exceção dos banhos frios e das morosas classificações, mas à parte disso saliento a escolha do percurso todo ele soberbo, com paisagens magníficas de cortar a respiração dignas de figurar nas nossas memórias.
Já a meio da tarde e depois do merecido banho, um belo piquenique na companhia da minha esposa, bem pertinho da Torre que deu para repor algumas calorias e reconfortar o mau estar físico até aí sentido.
Em resumo foi uma prova que adorei fazer, bastante dura que requer muita preparação física, treino mais consistente e específico, longas subidas não é para todos e a minha preparação para esta prova não foi a mais adequada, ganhei com este evento a capacidade para encarar qualquer futura subida com outra disponibilidade mental. 

2 comentários:

  1. Grande Fincadas! Excelente esta tua senda de resultados altamente satisfatórios e recompensadores do teu esforço e dedicação!

    Dá-lhe forte!

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Marco, mas quem participa neste tipo de provas com o espírito com que eu participo tem sempre recompensado o seu esforço, independentemente da classificação que venha a obter.
      Grande abraço...

      Eliminar