quinta-feira, 3 de maio de 2012

As habilidades comerciais das grandes superfícies!


As habilidades comerciais das grandes superfícies indignam-me cada vez mais, a última aconteceu no passado dia 1 Maio com a magnífica campanha dos hipermercados Pingo Doce, que em compras superiores a 100€ oferecia um desconto imediato de 50% do valor das compras, até aqui tudo muito bem e o zé-povinho até agradece, mas para quem quer fidelizar clientes e conquistar cota de mercado não terá sido uma campanha muito agressiva no real sentido da palavra? Todos nós concluímos que sim, agressões físicas e verbais levaram à intervenção das forças policiais em muitas das lojas deste grupo por todo o país, eu próprio constatei o descontrolo organizativo deste grupo numa loja bem perto de mim em que uma centena de pessoas tentava forçar a entrada na loja que já se encontrava totalmente lotada.
E as questões de segurança de todos os clientes neste dia?
E a capacidade de mobilidade dentro deste espaço comercial neste dia?
E a comodidade que este grupo oferece aos seus habituais clientes?
E o mais importante, a qualidade dos serviços?
Não serão pagos e bem pagos os “os cérebros” desta campanha para pensarem e preverem todos estes inconvenientes?
E os habituais clientes, como são vistos pelos gestores destas superfícies?
Não será justo bonificar a assiduidade dos seus clientes com campanhas congéneres ao longo de todas as compras durante os 365 dias do ano, com produtos a preços mais baixos?
Sim, porque esta é uma situação injustificável e para mim incompreensível, como é que o Pingo Doce consegue praticar este desconto jurando a pés juntos que não praticou o preço abaixo de custo, das duas uma, ou estão a mentir com todos os dentes que têm na boca ou têm margens de lucro exuberantes que lhes permitem fazer estes devaneios quando lhes dá na cabeça.
Dou-lhes um outro exemplo de mais uma situação caricata que tem vindo a suceder com um grande grupo económico, a Galp, estes senhores inventaram a campanha do 3º Domingo do mês que consiste num desconto excecional e diretamente no preço base do combustível desse dia de 0.06€ a 0.10€ por litro, e mais uma vez me questiono, porque só o aplicam nesse dia?
Farto de esperar pelo 3º Domingo de cada mês para colocar gasóleo no meu carro a um preço aceitável, e porque necessito de abastecer a qualquer dia da semana, decide boicotar os meus abastecimentos nos postos Galp, do qual era um obcecado cliente, será que irei ter este mesmo sentimento em relação aos hipermercados Pingo Doce?
Srs. gestores destas grandes empresas, todos nós esperamos que não façam de nós a imagem real deste cartoon, pois em grande parte dos casos o tiro pode sair-vos pela culatra…


Sem comentários:

Enviar um comentário